A transformação digital é um projeto ou um processo?

Muito se fala no processo de transformação digital das empresas. Mas será que elas estão considerando isso realmente como um processo? Afinal, todo processo leva tempo para ser implementado e, mais importante do que isso: um processo não acaba. Pelo contrário, ele é sempre melhorado e está em constante mudança. Por isso, na hora de considerar a transformação digital no seu negócio, pense bem: você está pensando nisso como um processo ou como um projeto? 

A grande sacada dos CIOs que elevam o nível das empresas passa pela compreensão de que os processos operacionais podem ter ciclos de vidas mais curtos da tecnologia. Ou seja: a adoção rápida de tecnologias emergentes precisa entrar no DNA do negócio. Isso permite a antecipação de demandas e o atendimento das expectativas e necessidades dos consumidores, bem como dos riscos organizacionais. 

Segundo o relatório “Cutting through the Chaos: How to Brind Success to Digital Transformation Initiatives”, apenas 28% dos CIOs entrevistados responderam que as organizações eram inovadoras e possuíam maturidade digital. Isso significa que o caminho para uma transformação digital verdadeira é mais do que um projeto único: ele é um processo que deve ser trilhado diariamente.

É preciso pensar em uma nova maneira de operar as organizações, para que as mudanças aconteçam de forma mais orgânica, sem tantas amarras aos procedimentos regulares. 

Quando esse tipo de pensamento é alcançado, todos os envolvidos saem ganhando: a empresa, que passa a operar de forma otimizada, e os clientes, que têm mais satisfação. Assim, cria-se um ciclo virtuoso de melhorias contínuas, desencadeado principalmente pela utilização de tecnologias unificadas, que garantem a fluidez nos processos internos. Afinal, é importante que a equipe permaneça trabalhando em conjunto, atendendo o cliente através de qualquer plataforma. 

Aqui, trazemos um exemplo da DrogaFarma, uma tradicional rede de farmácias da região da Alta Mogiana. Ao substituir os equipamentos de PABX de todas as suas unidades pelo sistema de comunicações unificadas do nosso parceiro 3CX, foi possível melhorar o tempo de resposta do consumidor no atendimento telefônico e no ponto de venda. Dessa forma, conseguimos melhorar a experiência do consumidor e ainda oferecer uma solução integrada para os atendentes da farmácia.

Para esse serviço, listamos diversas vantagens: 

  • PBX fácil de gerenciar, construído para teletrabalho 
  • Aplicativo gratuito de web e vídeo conferências 
  • Website com live chat  
  • Aplicativos para smartphone, que possibilitam o uso das extensões do escritório em qualquer lugar 

Ações como essa, realizada pela DrogaFarma em parceria conosco, fazem a diferença no dia a dia da empresa, atraindo novos clientes e fidelizando aquelas que já estão com você. Nesse sentido, é importante pensar da seguinte maneira: a transformação digital não vai acabar quando sua equipe conseguir implementar uma nova tecnologia. Esse será apenas um ponto na jornada digital do seu negócio, que nunca deve acabar – apenas melhorar.  

Posto isso, se você busca renovar os processos da sua empresa, inovando com o digital, entre em contato conosco. Saiba como podemos ajudar, sendo seu parceiro estratégico nesse processo de transformação digital.