A cloud computing e a produtividade

Cloud Computing e coronavírus: como manter a produtividade? 

Em meio à crise causada pelo coronavírus, a cloud computing tem se mostrado uma ótima estratégia para garantir a produtividade nesse período. Muitas empresas precisaram se adaptar para manter seu funcionamento e, devido a necessidade de isolamento social, o home office foi adotado por muitas organizações. Hoje, 43% das empresas no Brasil declaram fazer o home office, enquanto 14% disseram que ainda não têm uma política de trabalho remoto e nem pretendem adotá-la. 

Sabe-se das dificuldades da mudança cultural dentro de uma empresa – principalmente quando isso acontece de maneira brusca. Entretanto, pandemias não são planejadas. O coronavírus não tinha convite para entrar na nossa rotina e também não tem data nem hora para sair. Por isso, é preciso abrir a mente, munir-se da maior quantidade de informações úteis possível e adotar políticas que facilitam a vida dos colaboradores e possibilitam uma guinada estratégica no negócio. 

Nesse sentido, a cloud computing serve como ferramenta facilitadora. Ela é a responsável por garantir o funcionamento da empresa de forma remota, pois possibilita o armazenamento e a transmissão de informações. Quando se tem um provedor de serviços em nuvem, como a AWS – Amazon Web Services (a plataforma mais adotada e mais abrangente do mundo), ocorre a manutenção do hardware conectado à rede enquanto você utiliza o que precisa através de um aplicativo Web. 

Algumas das vantagens de utilizar a cloud computing com a AWS são: 

  • Facilidade no uso 

É possível utilizar a AWS Management Console ou APIs de serviços da web para acessar a plataforma de hospedagem ou aplicativo da AWS, facilitando o seu gerenciamento. 

  • Escalabilidade e alto desempenho 

As ferramentas da AWS permitem que seu aplicativo seja expandido ou reduzido de acordo com sua demanda. Dessa forma, você otimiza sua infraestrutura, utilizando-a quando precisar, e ainda elimina qualquer tipo de ociosidade nessa fase da operação. 

  • Segurança 

A AWS garante a segurança total do armazenamento em nuvem através de medidas físicas, operacionais e de software. Tudo para que suas informações estejam sempre bem garantidas. 

Essas são algumas das vantagens que vão garantir a produtividade da sua empresa como se a equipe ainda estivesse no escritório. Por isso, se você ainda não implementou a computação em nuvem, repense essa estratégia como parte indispensável para este momento de pandemia. Quer saber como é possível implementar a cloud computing no seu negócio? Entre em contato conosco e conheça como nossos serviços podem ajudar.